A psicoterapia infantil e adolescente também acontece com o estabelecimento da identificação de uma queixa, mas diferentemente da psicoterapia em adultos, ela é construída em conjunto com os responsáveis pela criança, primordialmente.
Algumas das principais mudanças na vida acontecem durante a infância e adolescência, e nesse processo de formação de personalidade, esta modalidade terapêutica auxiliará as crianças e adolescentes a conhecer e lidar com as questões que aparecem no decorrer do desenvolvimento. Orientando também os pais, neste momento tão delicado e importante na vida de seus filhos.
A partir de diferentes técnicas de abordagem, a psicoterapia para adultos visa auxiliar as pessoas no entendimento de sentimentos e comportamentos, bem como auxiliar nos conflitos e problemas tão recorrentes no cotidiano, sendo o terapeuta um facilitador neste processo. Os motivos que podem levar à busca de um atendimento psicológico podem ser diversos, da mesma forma que cada caso é trabalhado de forma a olhar a singularidade de cada um. Mediante uma ética do cuidado, um ambiente de sigilo e promoção da liberdade, há a possibilidade de estabelecimento de novas elaborações.
A psicoterapia na modalidade online pode ser realizada por brasileiros que residem no Brasil ou no exterior. O serviço é oferecido através de videoconferência. O cliente primeiro realiza o contato, depois faz o pagamento e tem acesso à psicoterapia.
Existem profissionais de psicologia que são habilitados pelo Conselho Federal de Psicologia para realização de tal serviço, seguindo as normas estabelecidas pela Resolução 11/2018.
No meu consultório, somente são atendidos via online adolescentes e adultos. A psicoterapia infantil é restrita ao meu consultório presencial.
Atuação também na formação no contexto educacional e clínico, com demandas familiares, demandas escolares, participação de programas educacionais, culturais e palestras com foco em prevenção e qualidade de vida.
Dos principais temas que tenho realizado ações estão as demandas sobre prevenção ao suicídio, desastres e emergências psicológicas, luto e desenvolvimento infantojuvenil.